Pesquisar neste blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Desinteresse Político

Sobre as eleições que estamos prestes a votar. Fico ligeiramente abismado com o grande desinteresse dos jovens que pode ser visto na grande aceitação do candidato e humorista Tiririca. Sério, pensem um pouco: um artista que vem assim do nada querer ser candidato, e vocês não conseguem ver as propostas dele – vale mesmo votar num candidato assim?


Mas isso pode estar diretamente influenciado com essa coisa da política brasileira está de mal para cada vez pior cada dia que se passa. Mensalão, caras rezando por ter dinheiro roubado, mufufa em cuecas e meias… Realmente fica difícil. Só que muitos desses que ficam reclamando em cima disso, são um bando de imbecis: até são uns dos que mais criticam, mas acabam votando no mesmo ladrão corrupto de sempre.


Desinteresse político… Duas palavras que poderiam ser usadas como sinônimos para o pensamento de muitos brasileiros. Já pensou se todos votassem no mesmo lixo que votaram? As reclamações poderiam ser piores ainda, mas não mudaria nada. Oras o candidato tá lá, ganhando uma pancada de grana por fazer quase nada – a não ser quando se aproximam as eleições –, enquanto você, trabalhador esforçado, pingando suor todo santo dia, tendo de aguentar trânsito para ir e voltar num aperto que nem mesmo formiga vive no formigueiro. Eles prometeram melhoras, mas… Cadê? Uma ou outra faz efeito e/ou acontece, às vezes algumas muito importantes. Só que tudo isso acaba deixando de lado os mais pobres.


O presidente Lula havia dito uma vez que é preciso o pobre deixar de ser pobre para o país melhorar – não exatamente com estas palavras, pois não me recordo exatamente. Se você for olhar, essa é uma grandíssima verdade. Não é verdade que se a sua pessoa tiver uma boa base, a sua vida também melhora? Uma pessoa com boa base familiar acaba se tornando uma boa pessoa – não sempre, infelizmente. Isso talvez soe ligeiramente com o comunismo, com as tribos indígenas, de que poderíamos todos ser uma grande família feliz, unidos por um grande senso de empatia e honestidade, sem tanta discriminação. É triste dizer que é irreal e impossível de se acontecer.


Pense, se o ser humano fosse viver sendo igual a todos, alguém acabaria se revoltando e mudaria essa história. Mudaria a história porque almejaria ter mais posses, mais condições, ser mais do que o outro. Por isso acho quase impossível algum candidato socialista ganhar alguma coisa aqui no nosso querido país. Com dois de meus grandes amigos – Daniel e Caio –, fomos conversar com o candidato a vice-governador no Estado de São Paulo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), Wagner Farias. São propostas até excelentes no papel: salário mínimo de R$2.000,00; condições de vida muitíssimo boas para o cidadão, o que acarretaria menos problema para adolescentes que trabalham logo após o expediente escolar para obterem uma renda familiar mais confortável, e etc.


Só que aí tem um pequeno problema: seria preciso uma aprovação imensa para que planos como esses citados acontecessem. O dia que o salário mínimo chegar a R$2.000,00 aqui no Brasil só vai piorar, pois possivelmente isso traria consigo um grande aumento nos alimentos mais consumidos pelos brasileiros, como arroz e feijão, por exemplo. Ah, e paremos por aqui de falar sobre essas propostas comunistas, e seguindo o que minha professora de matemática disse no dia da apresentação (o meu grupo pegou o PCB /sadface): “Nunca acredite em comunista”.


Voltando ao que importa… O eleitor brasileiro só precisa de fé. E também de uma conscientização maior por parte de sua juventude. Na minha escola (E. E. Profª. Beatriz de Quadros Leme) ocorreu uma simulação de votação somente com os alunos, e não lembro exatamente os números, mas o candidato do PT a governador de São Paulo, Aloizio Mercadante, ganhou com 75% dos votos, enquanto o tucano Geraldo Alckmin ficou com 20% ou pouquinho mais. Seguindo a mesma linha, Dilma Rousseff (perdoem-me caso esteja errado) que vocês já estão vendo demais na televisão, ganhou com 63%, quase o dobro eu acho em relação ao candidato José Serra. Só que agora você pode estar pensando “então o PT é o melhor!”. Não sei e caso fosse, teria uma aprovação de 80% pra cima, e isso vale pra todos os partidos. Eles só vendem o peixe deles como um grande vendedor faz: mesmo inventando, criando o que é surreal, mas vendem.


Quase ia me esquecendo… Os candidatos do PT ganharam e até o Netinho que só tá junto da Marta Suplicy. E não é porque o PT é realmente o melhor – é um dos melhores em minha opinião, graças ao presidente Lula. Lá os alunos votaram com a colinha do PT, e quando um votava, passava pro outro. Eu vi isso, e isso não é mentira. Claro que não foi com todos, mas aconteceu. Isso mostra o grande desinteresse do povo: já tá ruim, e quando surge a oportunidade de mudar, continuam a mesma droga.


Não acreditem tanto nessas promessas que ouvem no horário político. Vejam as coisas com a razão, observem bastante debates – e se perdeu a oportunidade de vê-los na televisão, veja-os na internet. E tenha uma coisa que sempre te levará longe: fé. Ou esperança, caso prefira assim. Tenha fé no futuro melhor de nosso país, você pode mudar toda uma trajetória com um voto. Afinal, de tustão em tustão se faz um milhão, não é mesmo? Acredite sim que seu país poderá mudar para o melhor possível. Observe as propostas de cada um, procure informações adicionais que possam influenciar no seu voto. Reflita, vote, exija dos candidatos. Nosso país pode sim melhorar, mas com o interesse político da nação para um Brasil cada vez melhor. Voto consciente para não ter que reclamar depois, hein?

Nenhum comentário: